quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Conheça um pouco sobre o Projeto UCA

Durante o ano de 2007 foram iniciados experimentos do UCA em cinco escolas brasileiras, visando avaliar o uso de equipamentos portáteis pelos alunos em sala de aula. Para a fase dos experimentos, chamados de pré-pilotos, foi selecionada, em Porto Alegre, a E.E.E.F Luciana de Abreu, iniciou-se assim a utilização dos Lapotops XO para a qualificação da aprendizagem.

Em 2010, o UCA entra em sua fase 2, denominada Piloto. O processo de formação se dará em três níveis ou ações e envolverá, além das escolas participantes, as universidades (IES), Secretarias de Educação (SE) e os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). A formação terá caráter semi-presencial e será dividida em módulos, abrangendo as dimensões teórica, tecnológica e pedagógica.

Acompanhe, através das postagens, o cronograma da Formação dos Professores.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Formação na Escola - dia 26/08/2010 - Carga Horária 2h 30min

PROPOSTA DE TRABALHO:

Apresentação do Curso de Formação Projeto UCA para os professores cursistas na Escola Estadual Luciana de Abreu:
Encontros Presenciais e Estudos à distância.



Considerações Importantes sobre o EAD: 

Exime o cursista de sua presença física constante na sala de aula, num encontro diário com o professor, garantindo grande flexibilidade, permitindo escolher COM, QUANTO e QUANDO estudar, exceto quando convocado a comparecer nos encontros presenciais. Assim, sugere-se que programe um tempo diário que lhe permita criar o hábito regular de estudo. Se dispuser de pouco tempo durante a semana compense o tempo de estudos nos fins de semana. Períodos curtos são aconselháveis, de preferência não mais que duas horas seguidas. Enfim, exigirá ORGANIZAÇÃO para que não deixe acumular atividades a serem realizadas previstas para cada módulo do curso. Frisando que nosso curso estaremos trabalhando com um novo paradigma de aprendizagem: consistirá em saber interagir com as fontes de conhecimentos existentes, com outros detentores/processadores do conhecimento (professores, cursistas, alunos, especialistas da Universidade – UFRGS, outros membros da sociedade);

Simbiose de conteúdo e tecnologia: a integração tecnologia/currículo permite que o conteúdo seja assimilado ao mesmo tempo em que o cursista se apropria da tecnologia em pauta.


Ambientação no e-proinfo: Cadastro e inscrição dos professores – Navegação rápida conhecendo as ferramentas (Fórum – Diário – Portfólio - Atividades - Tutoriais...);
Exploração livre dos laptops Classmate pelos professores (observação pelos formadores como sondagem do conhecimento tecnológico – resistência, etc, para planejar as próximas formações);

Introdução – Diálogo com os professores/cursistas:

Classmate no Luciana de Abreu: E agora, Professores?!

Com o objetivo de conhecer os sentimentos e as expectativas quanto à chegada dos laptops para todos os professores e alunos da escola serão feitas as seguintes questões:

- Considera que o computador/internet uma ferramenta, por si só, contribuirá na formação dos alunos para a cidadania responsável e contínuos aprendizes, para que tenham autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho? Qual o papel do professor nesse contexto? É necessário que o professor aprenda operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis na escola? Considera importante conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias e os modos de integrá-las ao desenvolvimento do currículo?
- Acredita  no potencial das TIC na construção do conhecimento? Se sente preparado para esse novo desafio?
- Gosta de aprender coisas novas por meio do uso das tecnologias? Busca preparar seus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?Aprende com os alunos? Com os colegas? Como lida com as inovações que chegam na sua escola? Está se sentindo confortável ou receoso (a) com o projeto UCA? Por quê?
-Quais as dificuldades na exploração do laptop? O que gostou mais?

Mostrar passo à passo os recursos do laptop, onde os professores juntos vão realizando os desafios propostos – interface do Metasys (como ligar/desligar – arquivos e pastas – principais aplicativos – ícones – navegar – salvar e encontrar arquivos, etc, respondendo os questionamentos/interesses surgidos)


RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA:
- A maioria dos professores se mostrou apreensivos com a falta de conhecimento tecnológico.
- Entendem que laptop é mais uma ferramenta para ser utilizada no processo ensino e aprendizagem e que o resultado positivo dependerá da mudança da sua prática pedagógica.
- Alguns se mostraram resistentes, ansiosos, só mexendo no laptop com o apoio dos formadores. 
- Houve muita dificuldade na realização dos cadastros no ambiente e-proinfo (mensagem de ERRO) perturbando o processo, desestimulando alguns professores.
- Todos quiseram tirar sua foto. Aproveitamos para desafiá-los a encontrar a imagem salva automaticamente na pasta Imagem, introduzindo os conceitos como arquivo, extensão, pasta, etc.


O Uso da tecnologia na escola, quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional. (Almeida e Prado, 2005)

Fotos do Encontro Presencial

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Formação na Escola - dia 03/09/2010 - Carga Horária 8 horas

PROPOSTA DE TRABALHO:
Reflexão sobre o video; Exploração do ambiente do curso. Modulo I -
temática I: Linux, Arquivos e Pastas (permissões), Trabalhando com Imagens (Kolour Paint/redimensionar), Kword (formatação), Tux Paint.


APRESENTAÇÃO DO VÍDEO FRONTEIRAS DIGITAIS




Reflexão:
  • E a escola como se coloca diante deste novo panorama da sociedade? A forma como está estruturada a escola atende as novas demandas da cultura digital.

  • Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso das tecnologias que seja significativa para o aluno?
  • Acredita que é necessário ao professor aprender operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis na escola (video/DVD, a internet, o computador, entre outras), mas que também aprenda a conhecer as potencialidades pedagógicas nas diferentes tecnologias e os modos de integrá-las ao desenvolvimento do currículo?

Curso Formação Continuada Escola Estadual Luciana de Abreu - Módulo I

  
Abra os links:


Atenção! Vamos conhecer o trabalho de alguns dos cursistas?!

"Projeto UCA na minha escola
Meu nome é Lenise Simon Gehrke, sou casada e tenho um filho maravilhoso. Natural de Agudo e resido em Porto Alegre há 13 anos.
Bem, em relação ao projeto UCA, quando começamos, os primeiros contatos fora a medida que o tempo foi passando fomos nos familiarizando com o laptop e aprendendo com os alunos, trocando idéias com os professores e assim fomos superando esta fase mais difícil.Mas com e uso e a experiências vamos aprendendo e começamos a fazer pesquisas na sala de aula com os alunos e elaborar projetos de aprendizagem nas aulas de Ciências, os alunos participaram bastante, interagiam e navegavam.
Para mim o laptop é uma ferramenta de aprendizagem muito importante. A maior dificuldade foi a falta de Internet na escola."


"PROJETO UCA NA MINHA ESCOLA
Sou a professora Ana Carolina Fernandes da Rocha de Educação Física do turno da tarde. Entrei na escola em março e não conhecia o Projeto UCA.Estou achando muito interesante este projeto, a tecnologia é algo completamente incorporada na vida das pessoas na atualidade.A educação deve usar essas tecnologias como meio de tornar o aprendisado mais interessante."


"Projeto UCA na minha escola
  PROFESSORA MARCIA SANTOS FIDELIS
CURSO:LICENCIATURA CIENCIAS FISICAS E BIOLOGICAS
PÓS-GRADUAÇAO EM BIOLOGIA
ATUAÇAO:BIBLIOTECA
Estamos envolvidos no projeto e como tudo que e novo causa um certo ressentimento. Temos um grande comprometimento com os alunos no sentido de levar conhecimento e mais atualidades dos fatos."



Relatório da Experiência:
  • Os professores demonstraram entusiasmo, solitando ajuda na exploração do Classmate, compartilhando descobertas e informações.
  • Alguns professores com mais dificuldades no uso do Classmate demonstraram ansiedade, nervosismo, porém, vibração a cada descoberta, alegria na superação da dificuldade. Destacamos a colaboração de alguns professores no sentido de auxiliar os colegas que apresentavam mais dificuldades.
     
  • A proposta do curso é de buscar  nas atividades situações  em que os participantes possam articular teoria, prática e domínio da tecnologia, com vistas a auxiliá-los a encontrar estratégias de ação que associem as novas tecnologias aos métodos ativos  de aprendizagem. Sugerimos que reflitam sobre a ação realizada, dialoguem com os colegas, compreendam a própria prática. Nesse contexto, percebemos nos presentes apenas três professores  descrentes, desmotivados, contrariados com a participação da escola no projeto UCA, achando ser uma perda de tempo...  
"Os desafios não são difíceis porque tentamos;  é por não tentarmos que são difíceis." Séneca


domingo, 3 de outubro de 2010

Formação na Escola - dia 15/09/2010 - Carga Horária 8 horas

PROPOSTA DE TRABALHO:

Reflexão e debate sobre o video; Oficina de Jogos Pedagogicos;  Portais Educacionais; Trabalhando no E-proinfo - Módulo I (atividades pendentes) 


APRESENTAÇÃO DO VÍDEO  LEAD INDIA


Questão para debate:

Qual a leitura que vocês fizeram do vídeo?



OFICINA DE JOGOS PEDAGÓGICOS

O Objetivo é sugerir algumas atividades que utilizam as TIC nas praticas pedagógicas. São meros exemplos.
O Educador é que deverá avaliar a sugestão e adequar, modificar ou criar outras atividades, de acordo com a realidade de seus educandos e a proposta pedagógica que desenvolve.
Essa atividade inclui um passeio por alguns sites e pelo material que está no CLASS MATE. Que tal?

Jogos: 10 minutos cada aplicativo
  • Homem Batata – Jogos: Jogos Crianças: Homem Batata
  • Tux Math – Matemática: Fatos Fundamentais
  • Tux Typing – Ferramentas de Aprendizagem
  • Tux Paint – Barra Edu Syst: Arte e Música
  • Kolour Paint
Vamos conhecer algumas outras possibilidades de uso dos computadores ligados em rede. A internet é uma interessante fonte de informações, um excelente e rico espaço de pesquisa.
Vamos conhecer sites ricos em material para nós professores e em seguida, compartilhar com seus colegas as descobertas?!

Portais Educacionais

Portal do Professor – http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Domínio Publicohttp://www.dominiopublico.gov.br/   
  
TARDE: Explorando o e-proinfo: colocando em dia as atividades do Módulo I



Alguns trabalhos realizados pelos alunos:


Professora cursista Miriam:

"MINHAS IMPRESSÕES SOBRE A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Não temos mais como adiar a nossa inserção no mundo digital. Estava na faculdade e observei que muitos colegas levam seu note para a sala de aula, assim como os professores.
Na escola que atuo, recebemos os laptops para trabalhar com os alunos na sala de aula diariamente.
Já existem cursos de graduação a distãncia, então, tenho que entender que a tecnologia já faz parte da minha vida pessoal e profissional.
Acredito que com a apropriação das tecnologias no decorrer do tempo estarei mais segura e atuante."

Professora Cursista Marta Eleonora: 
"Minhas impressões sobre tecnologia na educação
Devemos usar o computador na sala de aula para desenvolver os diferentes tipos de inteligências múltiplas. A internet é um instrumento muito importante pois possibilita o seu uso para pesquisas de diferentes tipos,comunicação em tempo real, notícias rápidas, trocas de idéias através de blogs e fóruns, vídeoconfêrencias, sendo  assim deve fazer parte do uso na educação."

Professora Maria Dilce:
"Falando sobre permissões

Penso ser de grande valia esse procedimento para maior segurança de todos meus arquivos, pois tenho  as opçoes de permitir ou negar o acesso nos mesmos,e ainda tenho a possibilidade de escolher somente ler ou ler e escrever."


 Relatório da Experiência:
  • Percebemos que a exploração do Class Mate acontece com mais naturalidade, ou seja, estão mais confiantes, seguros e não ficam esperando ajuda dos colegas ou formadoras;
  • A exploração dos jogos e dos portais educacionais livremente provocaram interesse, troca entre os colegas, descontração e comentários sobre as possibilidades de uso em sala de aula. 
  • Muitos professores cursistas ainda estavam SEM ACESSO no ambiente do curso (e-proinfo), sentimos que esse fato os deixam angustiados pela falta de tempo e com medo de não conseguir realizar todas as atividades previstas;

  • Atendendo aos pedidos dos professores,  para que déssemos apoio,  para a realização das atividades previstas no EAD, procuramos no período da tarde orientá-los mostrando os caminhos, facilitando o entendimento do mesmo. Essa dificuldade se deve, ao nosso entender, que não possuem o hábito de navegar, muitos não tinham e-mail, se tinham pouco usavam... Os cursistas realizaram as atividades e ao término da formação demonstraram superação das dificuldades, mais tranquilos diantes dos desafios do estudo à distância. 




 FOTOS DO ENCONTRO PRESENCIAL 

sábado, 2 de outubro de 2010

Formação na Escola - dia 21/09/2010 - Carga Horária 8 horas

PROPOSTA DE TRABALHO

Reflexão sobre o vídeo; Retomada do aplicativo Kword; Tics & Toques sobre o lapto educacional; Kpresenter; Atividade em dupla explorando o kpresenter e os aplicativos já trabalhados.


APRESENTAÇÃO DO VÍDEO SEMENTES DO AMANHÃ


REVISÃO DO APLICATIVO KWORD

TRABALHANDO COM O APLICATIVO KPRESENTER
Uma apresentação eletrônica é um produto em que colocamos só o essencial sobre o que estamos falando. É um espaço de síntese e por isso, contribui para o desenvolvimento desta capacidade por quem usa. Ao criar a apresentação, na medida em que ela vai sendo desenvolvida, vai-se compreendendo cada vez melhor o que se pretende apresentar. Esta é uma das características importantes de um programa de criação de apresentações para a educação. Assim, mais do que colocar os alunos à assistir apresentações prontas, interessa levá-los a produzir as suas. Quando criam suas apresentações, pensam por si e constróem a sua própria compreensão do tema tratado, constróem seu conhecimento. Este é um tipo de atividade que podemos realizar na escola com os recursos disponíveis nos laptops (Classmate). Muito mais rico do que apresentar produtos já existentes (vídeos, imagens, textos) é interferir sobre eles, modificá-los, produzir novos objetos digitais que reflitam a visão e a compreensão a que chegam os alunos...

Atividade em dupla: Escolha 2 aplicativos e elabore uma atividade com cada aplicativo escolhido, para ser trabalhada em aula com os alunos, ser apresentado para os colegas (projetor Multimídia) e postado no ambiente E-proinfo: Homem Batata, Tux Math, Tux Typing, Tux Paint, Kolour Paint 
e Kword.
Orientações:
*Aplicativo:
*Tempo de Execução:
*Objetivo:
*Descrição de Atividades:   

TRABALHO DOS PROFESSORES
Postar o trabalho no seu portfólio.
Os professores cursistas apresentaram seus trabalhos.
Levantamento das dificuldades para planejamento do próximo encontro presencial.
Relato da Experiência:

- Foi feito um FEEDBACK onde os professores cursistas apresentaram suas dificuldades, descobertas, trabalhando nos laptops orientados pelos colegas e formadoras resolvendo suas dúvidas.

Relato das experiências com os alunos usando o Classmate:
-Como se sentiu?
-Como foi a condução da exploração do laptop?
-Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
-Os equipamentos funcionaram a contento?
-Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns poucos alunos?
-Os alunos ficaram animados?

Para realização da apresentação os cursistas tiveram que explorar os aplicativos (Homem Batata, Tux Math, Tux Typing, Tux Paint, Kolour Paint) e isso provocou uma investigação apurada para apropriação dos mesmos, pois tiveram que refletir para organizar uma atividade que despertasse interesse para os alunos e construção de conhecimentos.

Demonstraram dificuldade com o aplicativo KPresenter. Faltou tempo para uma exploração mais detalhada sendo necessário voltar a trabalhar em outro encontro presencial (efeitos, sons, planos de fundo, etc).


LINK:







Fotos do Encontro Presencial

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Formação na Escola - dia 27/09/2010 - Carga Horária 8 horas

PROPOSTA DE TRABALHO

Assistir e refletir sobre o vídeo montado pelo NTE, que retrata a trajetoria e crescimento dos  profeesores durante o módulo I; módulo II - Web 2.0; criação de e-mail (G-MAIL), lista de discussão e criação de blog.






Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico

Nós nos comunicamos, por exemplo, por meio da fala, de cartas, de sinais, do telefone e do computador. Nos últimos anos, o computador e a Internet propagaram os serviços de comunicação e interação com suas ferramentas para a troca, ou intercâmbio de informação e a propagação do conhecimento.
Além do serviço de correio eletrônico, que permite a troca de mensagens entre pessoas do mundo todo com incrível rapidez (muitas vezes substituindo os meios de comunicação tradicionais, como a carta e o telefone), também estão bastante difundidas as listas de discussões e as salas de bate-papo (chats). Neste encontro iremos explorar o e-mail, lista de discussão e blog – ferramentas de comunicação e interação que dependem da Internet – e o utilizaremos para trocarmos informações, arquivos, idéias e para realizarmos algumas atividades deste curso.
Você já tem o seu endereço de correio eletrônico? Costuma usá-lo para se comunicar? Acredita que ter acesso ao correio eletrônico é questão de inclusão social? Considera possível expressar sentimentos, expressões, gestos nos correios eletrônicos? Como? Já pensou organizar uma atividade usando e-mail sobre temas de interesse de seus alunos?

Você já participou de alguma lista de discussão? Podemos aproveitá-la  para debater resultados de pesquisas sobre temas polêmicos, por exemplo? Poderia utilizá-la para acompanhar o desenvolvimento dos planos de trabalho com sua turma, por exemplo? Que vantagens sua turma poderia ter em participar de uma lista de discussão com estudantes de outras escolas, cidades, países? E com outros professores, gestores, escritores e especialistas em temas de interesses de seus alunos?


REFLEXÃO: Vamos pensar sobre utilizar ferramentas de comunicação na prática pedagógica?

Você pode realizar muitas tarefas com seus alunos utilizando a Internet, por meio de listas e fóruns de discussão, correio eletrônico e bate-papo. O ideal é haver uma atividade inicial que proponha uma indagação ou tema a investigar e estimule os estudantes a buscarem informações. Para serem significativas as tarefas devem ser  próximas a realidade dos alunos. Algumas dicas:

 Relato: ler e sistematizar informações, apresentando-as aos demais.
 Compilação: buscar informações em fontes diversas e organizá-las segundo critérios.
 Mistério: desafio ou história, que instiga a investigar um fato ocorrido.
 Reportagem: atuar como repórter, fazendo cobertura de eventos, para reunir fatos e organizá-los em reportagem sobre um determinado tema com fidelidade.
 Construção de consenso: analisar idéias diferentes e buscar consenso entre os diferentes pontos de vista.
Análise: explorar aspectos e características de um fato, fenômeno ou objeto, em busca de sua natureza, articulando os tópicos entre si.
Julgamento: apreciação de elementos como base para uma tomada de decisão sobre um caso específico.
Como você pode ver, há uma proposta pedagógica por trás do uso das ferramentas de comunicação via Internet, que articula os participantes em torno de determinadas atividades de seu interesse comum.


Links: