EAD - Análise



Selecionar um projeto e/ou atividade já realizado em sua Escola com uso das TICs, descrevê-lo, analisando conhecimentos adquiridos, objetivos, recursos utilizados, se possível entrevistar alunos para opinar sobre sua participação na atividade desenvolvida e verificar aprendizagens.

19 comentários:

  1. Durante a semana anterior a MULTIFEIRA da Escola Luciana de Abreu, constatei um maior interesse dos alunos em realizar suas pesquisas com o auxílio do laptop, mesmo sem a presença do professor os alunos estavam envolvidos com seus trabalhos. Seria por terem escolhido sua pesquisa, seu projeto ????

    ResponderExcluir
  2. Em matemática especificamente, não utilizamos o laptop na multifeira. Mas solicitei utilização do laptop no desenvolvimento o trabalho para outras disciplinas.
    Através de informações que trocamos por meio do blog da professora Giovana para turmas 81,61,62. Meus alunos tiveram mais acesso a aulas que faltaram, à exercícios que não conseguiu concluir,... Aconteceu maior interatividade.

    ResponderExcluir
  3. Maria do Carmo Aragones16 de dezembro de 2011 às 10:23

    Durante o período da multifeira estava em licença saúde família e não presenciei o trabalho dos alunos,mas soube através dos meus colegas ,que os lap-tops foram muito utilizados na pesquisa dos trabalhos apresentados.

    16 de dezembro de 2011

    ResponderExcluir
  4. Em todas as aulas que antecederam a Multifeira, os laptops foram intensamente utilizados pelos alunos para melhor esclarecer, entender e construir o projeto escolhido.

    ResponderExcluir
  5. Realizei uma atividade em grupo com os alunos , na aula de Educação Física, onde cada aluno executou atividades físicas, como : polichinelos, pular corda e o arremesso no Handebol. Enquanto um aluno executava , os outros do grupo filmavam sua execução. Assim , todos executaram e todos também filmaram , usando seus lap-tops.
    Em outro momento, os alunos me mostraram as filmagens onde podemos observar a execução dos movimentos de todos eles. Os próprios alunos faziam suas observações acerca das execuções dos colegas, dizendo se estava bom , se estava coordenado, e correto , etc. Foi muito interessante essa abordagem feita por eles mesmos. Único senão ficou por conta do filme que ficou ora muito lento, ora rápido demais, prejudicando a visualização. Mas o trabalho , de uma maneira geral , ficou muito legal !!

    ResponderExcluir
  6. Na Multifeira o uso do lap-top foi parcial mas também de extrema importância, os alunos fizeram grandes descobertas de acordo com o tema que estávamos abordando, que foi o funcionamneto do telefone celular, as informações via satélite e o deley, como acontece.Ratificando o uso do lap-top nos proporcionou repostas imediatas e enriquecedoras.

    ResponderExcluir
  7. Usei com a turma 81 que tinha como tema midia.Pesquisamos sobre o nazismo e os grupos pesquisaram sobre o periodo ,condiçoes que favoreceram o surgimento do nazismo,conquistas territoriais,Olimpiada de Berlim,propaganda nazista.Os alunos fizeram um blog especialmente para a Multifeira.Tambem exibimos o filme A Lista de Schindler,alem da confecçao de cartazes.Enfim sem o uso dos laptops os grupos nao teriam como pesquisar sobre tantas nuances sobre o mesmo assunto.

    ResponderExcluir
  8. Penso que vão conseguindo constituir o conhecimento aos poucos, pois observo que eles estão evoluindo e ficando curiosos com a capacidade que eles tem de descobrir caminhos mais eficientes e mais inovadores nas tecnicas da informática.Com certeza na Feira de Ciências foi muito importante essa ferramenta foi de grande utilidade pois o tema foi A midia e sua evoluçao nas nossas vidas. Isso já diz tudo foi muito proveitoso o uso do computador.

    ResponderExcluir
  9. Utilizamos o laptop não especificamente para a multifeira mas para pesquisa, para visualização de artes como pintura mural, decorações com materiais recicláveis, entre outros e tentamos ver filmes que mostram passo a passo a construção de um desenho, o que não foi possível por nossa plataforma ser muito lenta. É uma ferramenta maravilhosa,gera maior interesse por parte do aluno por ser a sua linguagem.

    ResponderExcluir
  10. Um dos projetos realizados na escola com o uso das Tic, foi a Multifeira. Nela cada turma de alunos escolhia, junto com o professor, um tema para apresentação de um trabalho na Multifeira.
    Uma das turmas que apresentou o seu trabalho foi a turma 21 da professora Elia. O assunto escolhido foi "A vida das formigas". Esse projeto foi desenvolvido durante o 3º trimestre, quando o laptop foi usado para responder os questionamentos levantados pelos alunos sobre" A vida das Formigas".
    Curiosidades trazidas:
    Como vivem as formigas?
    Onde ela moram?
    Elas têm pai e mãe?
    O que comem?
    Como é o trabalho delas?
    O objetivo do projeto era conhecer a vida das formigas desvendando as dúvidas que as crianças tinham.
    Os recursos utilizados foram revistas, sites. livros e entrevistas.
    Abaixo temos alguns depoimentos dados pelas crianças sobre o que aprenderam com o projeto:
    " Eu aprendi que as formigas têm muitos túneis." Felipe
    " Elas tomam água e largam ovos". Susana
    " Elas cortam folhas". Vitória
    " Elas fazem fila para botar as comidas e pegam frutas''. Júlia
    " A rainha e o macho se acasalam".Miriam
    " Aprendi que tem 20.000 espécies" Gabrielle
    Com isso podemos observar que sempre que trabalharmos a partir do interesse dos alunos as crianças se envolvem de forma prazerosa na construção do conhecimento.
    Marta E. Pereira

    ResponderExcluir
  11. Durante o processo de preparação dos trabalhos para a multifeira, dediquei duas aulas semanais de matemática para também tabalhar com os alunos em seus projetos. Inicialmente auxiliei uma das turmas de 5ª série a formar grupos e escolher o assunto a ser desenvolvido dentro do tema geral que foi: Sustentabilidade. Planejei trabalhar com problemas matemáticos envolvendo medidas, porcentagens, frações, gráficos, tabelas, etc. No entanto, pouco consegui fazer de matemática especificamente. Em todas as minhas aulas e nas dos demais professores os alunos pesquisaram usando o laptop, mas a maioria ainda não tinha maturidade e organização suficientes para selecionar as informações que realmente eram importantes. Isso fez com que praticamente em todos os dias fosse necessário retomar a organização do grupo, da pesquisa, das dúvidas, das certezas, de como vamos apresentar,etc.
    Acredito que é com esse tipo de trabalho, como o da Multifeira, que vamos desenvolver em nosso aluno o gosto pela pesquisa, a curiosidade, a autonomia e a criatividade. No entanto, nós professores devemos estar mais organizados para planejar coletivamente avaliando o que está sendo feito e propondo novas intervenções durante todo o processo. Nossas aulas são divididas em períodos, mas se cada professor ficar responsável em desenvolver um aspecto do projeto com os alunos e cobrar isso deles, acredito que o trabalho poderia render mais.

    ResponderExcluir
  12. Meu comentário será sobre a Robótica que tivemos em 2008.
    Eu e a professora Tania fomos convidadas para testar um novo modelo de Lego e participamos de oficinas com o Doutor Daniel Queiroz, Bruno Sperb e josé Longo (LEC). Nós aprendiamos a trabalhar com a Robótica após horário e desenvolviamos as atividades com os alunos em sala de aula. 1° constatação: os alunos levavam muito menos tempo para aprender a montar os robos e programar através do laptop do que nós professoras. 2° os alunos demosntraram interesse e envolvimento total. 3° Houve um trabalho em equipe nas duas turmas (Prof. Miriam e Prof. tania). 4° alguns conceitos que os alunos possuiam nas questões matemáticas, só conseguimos perceber através das aulas práticas da Robótica. 5° percebemos o quanto a parte lúdica da Robótica foi importante para eles e necessária. 6° o objetivo foi amplamente satisfatório. Uma pena que acabou.

    ResponderExcluir
  13. O uso das TICs favorece e incentiva muito o trabalho com nossos alunos. Durante o período da multifeira a turma 81 pesquisou sobre a vida de pessoas famosas, com o auxílio do laptop eles fizeram trabalhos interessantíssimos. Minhas demais turmas também se empenharam muito mais quando o laptop foi ultilizado durante as aulas, inclusive eles me questionavam todas as aulas quando iríamos usar o computador. É uma ferramenta desta geração que cada dia vem se enquadrando cada vez mais dentro da sala de aula.

    ResponderExcluir
  14. Uso o computador para pesquisa nos projetos de estudos com a turma do terceiro ano e apropriação da tecnologia com a turma do primeiro ano.É um recurso, porém não acredito que ele seja definitivo para que a qualidade de ensino melhore neste país. Enquanto a formação profissional for de última categoria em comparação com outras nações e nossa carreira não for atrativa,não poderemos falar em qualidade de ensino. Além disso, estes projetos realizados por políticos brasileiros que só desejam enriquecer com o dinheiro público são destinados a massa de manobra eleitoral.
    Não adiannta ter tecnologia para deixar o povo mais burro que já está, alienado e que no dia das eleições votam como cordeirinhos para manter a situação sempre igual.
    Professora Graziela.

    ResponderExcluir
  15. Elia de Andrade Mesquita23 de dezembro de 2011 às 10:49

    Não utilizei o laptop na multifeira.
    No caso da minha turma 21 o que dificulta é a falta de monitores para auxiliar na sala de aula, sendo que os alunos no segundo ano estão em processo de alfabetização e precisa leitores para ajuda-los.
    Temos uma dificuldade de sinal de internet, devido a localização de minha sala.

    ResponderExcluir
  16. Durante este ano foi desenvolvido com os alunos o projeto sobre Bullying, onde o uso dos laptops pode ser contemplado.
    O objetivo inicial era que os alunos pesquisassem sobre o conceito de Bullying e se sensibilizassem para esta prática tão agressiva que encontramos em todas as escolas.
    Os alunos puderam partir da pesquisa com o uso do computador e a partir daí desenvolveram formas de apresentar para os colegas, através de vídeos, teatro, criação de música e poemas o que aprenderam , buscando passar uma mensagem para que cada vez mais a escola se preocupe com este assunto.
    Foi uma experiência bastante gratificante, onde através do lúdico e do computador, vi os alunos se envolvendo.

    Cynthia

    ResponderExcluir
  17. Os Lap Tops foram um instrumento muito importante para o aprendizado dos meus alunos. Ao longo deste ano letivo, montamos um blog de duas turmas que deram muito certo e entusiasmaram os alunos. Eles suplicavam pelo blog e quando unimos o blog ao ensino de língua, notei um crescimento consideravel na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  18. Com o auxílio dos Lap Tops foi possível realizar muitas pesquisas em sala de aula que seriam muito mais difíceis de serem trabalhadas se não obtivéssemos esse tipo de recurso. Em minhas aulas pude abordar temas presentes na atualidade, fazendo os alunos buscarem informações para complementarem o tema em debate. Essa ferramenta é uma janela para o mundo onde os discentes podem pesquisar de tudo sem saírem de suas cadeiras.

    ResponderExcluir
  19. Quanto ao Laptop estou na expectativa de poder utiliza-los, pois cheguei no finzinho do ano e não houve tempo para dominar o sistema e fazer o uso correto, mas acredito que contribui e muito tanto para o docente como os discentes. Um computador abre muitas portas e facilita a visualização do conteúdo, uma vez que este era feito apenas por livros.

    ResponderExcluir