Fórum


Este fórum tem por objetivo analisar o papel do computador no processo de construção do conhecimento. 
Com base em seu trabalho como professor, participante do projeto UCA, discuta com seus colegas no fórum a seguinte questão: Como o aluno  constroí o seu conhecimento?

20 comentários:

  1. Miriam e Tania chegaram a conclusão que a construção do conhecimento não acontece pela transmissão,mas é resultante da busca de respostas para perguntas,dersafios, indagações... acreditamos que um grande número de hipóteses criadas pelo aluno o conhecimento é construido com maior rapidez.

    ResponderExcluir
  2. O nosso aluno, quer informações instantâneas. Ele quer se utilizar de todos os recursos multimídia, porém ele ainda está à passos lentos, porque ele não sabe usar os recursos que são oferecidos.
    Em nossa escola, ao longo deste ano, tivemos avanços, porém, ainda é necessário um trabalho de base, onde eles entendam para o quê serve e como ser aplicado.

    ResponderExcluir
  3. Maria do Carmo Aragones16 de dezembro de 2011 às 10:47

    Concordo com a professora Giovana e acrescento que alguns professores,onde me incluo,também encontram dificuldades em utilizar os recursos oferecidos pelos lap-tops.
    Um dos problemas que tb. detectei foi com relação a abrangência do sinal de internet dentro da escola e o uso indevido, pelos alunos, das redes sociais em momentos impróprios.

    ResponderExcluir
  4. Penso que conforme vai aparecendo as dificuldades e os desafios, os alunos se conscientizam da utilidade dessa ferramenta tão importante e vão cada vez usando de uma maneira mais pratica e objetiva,encontramos muitos desafios,tanto da parte dos alunos quanto dos professores mas penso que é estimulante aprendermos juntos todos dias.

    ResponderExcluir
  5. Observo que os alunos tem dificuldade de construir seu próprio conhecimento e falta comprometimento na realização de suas atividades.
    O laptop é uma ferramenta excelente para ajudar nesse processo, mas é necessário muita orientação e acompanhamento dos professores pois esse recurso pode vir a ser utilizado para outras fontes pouco construtiva.

    ResponderExcluir
  6. Como o aluno CONSTRÓI O Conhecimento ?
    Acho que usando todos os recursos a ele oferecidos pelos professores como : livros , pesquisas, explicações sobre o tema, trabalhos indiv. e em grupo, e também , é claro usando o lap-top que é fonte inesgotável de pesquisa e de interação na sala de aula. Presenciei o uso do lap-top pelos alunos da escola, esse ano , com mais desenvoltura, pois todos sabem usar e pesquisar ,tendo uma melhora com relação a anos anteriores onde tinha muitos problemas com defeitos dos aparelhos e tbém da internet. Os pequenos alunos do currículo tem enorme prazer em usar seus lap-tops na sala de aula , com seus professores. Acho que estamos no caminho certo...

    ResponderExcluir
  7. Considero que nas aulas de Geografia o uso do lap-top, foi de extrema importância, pois além dos recursos oferecidos,com livro didático, uso de mapas, globo terrestre, o lap-top facilitou as espostas imediatas nas atividades propostas em sala de aula , além da diversidade de sites que os alunos entravam e conseguiam respostas que completavem os conteúdos enriquecendo os trabalhos. E, como o lap-top é um instrumento da atualidade, proporciona que eles tenham domínio do instrumento futuramente, no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Usando o laptop como fonte para pesquisas pode comparar pontos de vista diferentes sobre um mesmo assunto.

    ResponderExcluir
  9. A construção do conhecimento acontece a partir de uma curiosidade, da indagação ou de um desafio e com as ferramentas de multimídia temos um amplo leque de pesquisa com respostas mais imediatas que nos ajudam a acompanhar os acontecimentos sem barreiras de tempo e espaço.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que a aprendizagem acontece através das experiências que o aluno vivencia. Diferentes recursos podem auxiliar na aprendizagem entre eles o laptop. Percebo que os alunos adoram o laptop, mas a aprendizagem através dele depende muito do nosso planejamento e intervenção. Pois assim como nas demais atividades em que precisam pensar e construir relações, eles reclamam muito e acham muito difícil.

    ResponderExcluir
  11. Hoje o computador é uma nova tecnologia muito importante para o processo de construção do conhecimento.
    Essa nova tecnologia digital auxilia a melhorar a percepção e a memória, liberta o pensamento no uso e na construção da criatividade, desenvolve o juízo lógico e da consciência.
    Com ele os conhecimentos são construídos de modo interativo e cooperativo desenvolvendo no aluno a habilidade de pensar criticamente.
    No entanto, para que isso aconteça, precisamos de um professor preparado, dinâmico e investigativo, capaz de elaborar estratégias que dêem significado a esse enorme universo de conhecimentos que se abre. Não basta acessar o conhecimento temos que saber o que fazer com ele e aí que entra o professor.
    Marta E. Pereira

    ResponderExcluir
  12. Acredito que a construção do conhecimento se dá no dia a dia, de acordo com a convivência, de acordo com a troca de experiências vividas em sala de aula. A ultizição do laptop favoreceu o interesse dos alunos pelas aulas, com as quais ele foi ultilizado, no entanto, concordo com minhas colegas e acrescento que, muitas vezes, o instrumento de trabalho não foi usado com o devido fim, e sim como meio de comunicação nas redes sociais entre nossos alunos. Na minha disciplina, língua inglesa, esse foi de grande serventia, pois através do computador os alunos puderam procurar traduções de palavras e pesquisar sobre os conteúdos trabalhos.

    ResponderExcluir
  13. Acredito que o aluno construa seu conhecimento na medida que sejam oportunizadas situações reais de desafios e sistematizações bem planejadas e contextualizadas. A intervenção do professor é fundamental para que o aluno avance de sua hipótesse anterior. Para isso o professor deverá atuar na zona proximal de conhecimento.
    Contudo,a experiência me mostra que para desenvolver raciocínio e conhecimento é necessário o desenvolvimento da memória.

    ResponderExcluir
  14. O anonimo é a professora Graziela.

    ResponderExcluir
  15. Elia de Andrade Mesquita23 de dezembro de 2011 às 10:43

    O laptop garante o direito de acesso ao conhecimento digital dos meus alunos, pois se a escola não tivesse esse projeto, esse direito não se concretizaria. E ele tem sido fundamental como fonte de pesquisa nos projetos de estudo da turma 21.

    ResponderExcluir
  16. Na minha concepção o conhecimento pode ser adquirido de duas formas,aprendizagem pronta(que o professor dá tudo mastigadinho) e aprendizagem por interesse (onde o aluno procura o saber) porque gosta do assunto, tem curiosidade...Penso que nesta última o aluno não esquece mais o que aprendeu, diferente do aprendizado por obrigação, onde lembra por um tempo e depois esquece.. Podemos unir as duas com boa vontade e experiências adquiridas ao longo do tempo. Thaís Goffermann

    ResponderExcluir
  17. Penso que o aluno constroi seu conhecimento com o outro, através de vários recursos, se formos pensar especificamente na escola, como: livros, computador, brinquedos,jogos,diálogos, etc.
    Parto da idéia que a construção do conhecimento se dá a partir da curiosidade, se formos pensar, já enquanto bebê a descoberta começa através do próprio corpo,o bebê olha pra suas mãozinhas e brinca com elas, depois brinca de esconde-esconde com os pais ou familiares atrás de uma fralda. Podemos pensar que estas experiência já na infância vão alimentar a curiosidade em aprender. Pois é, mas aquelas crianças que não conseguem encontrar um ambiente facilitador para a aprendizagem já na família, terão que contar mais do que nunca com um ambiente facilitador na escola.
    Entendo por ambiente facilitador, aquele que busca desenvolver a criança a partir de suas potencialidades e curiosidade, do lúdico e para isto a inclusão digital é um dos instrumentos fundamentais para que se dê a aprendizagem nos dias de hoje.

    Cynthia

    ResponderExcluir
  18. Evelize Domingues da Silva23 de dezembro de 2011 às 11:59

    Creio que os alunos construam melhor o seu conhecimento quando o trabalho se dá de maneira prazerosa. Vejo pela minha experiência em sala de aula, que quando os conteúdos são bem preparados e expostos de maneira lúdica, os alunos assimilam muito melhor. Um professor motivado faz milagres. O trabalho é sempre coletivo, mas a motivação do profissional é indivídual e deve ser contagiante

    ResponderExcluir
  19. O aluno constrói seu conhecimento de diversas formas. É a partir de um conjunto de informações que ele absorve os conteúdos pré-determinados pela escola, são elas: o diálogo com os colegas, as trocas de mensagens em sala de aula com o professor, a pesquisa na internet ou em livros e trabalhos elaborados em grupos( ou não) de diversas formas e disposições.

    ResponderExcluir
  20. O aluno constrói melhor o seu conhecimento quando não é obrigado a fazer isto. Uma forma de incentivar o aluno é trabalhar com interdisciplinas e ludicamente, pois tendo assim o contato visual com o que deve ser aprendido foge das barreiras tradicionais de quadro, livro e ditado. Incentivar a busca pelo prazer em conhecer, deixando assim muitos na expectativa "do novo".

    ResponderExcluir