Sistematização da Formação na Escola


Neste Módulo 5, professores e gestores das escolas participantes do Projeto UCA são convidados a compartilhar, refletir e sistematizar as experiências (individuais e coletivas) que vivenciaram neste curso e o trabalho em conjunto para a construção do ProGItec - Projeto de Gestão Integrada dos Laptop com as tecnologias da escola, de forma que possam integrá-lo ao Projeto Político Pedagógico para a sustentabilidade do uso dos Laptops Educacionais pelos alunos das escolas participantes deste Projeto.



Estrutura Curricular
O módulo tem a duração de 30 horas e está previsto para ser desenvolvido em 3 semanas, sendo sugerido que se realize com 22 horas a distância e 8 horas presenciais, envolvendo os seguintes temas:

Temas
Carga Horária
Modalidade
Objetivo
Compartilhamento das Experiências.
12h
Distância
Relato individual e compartilhamento da própria experiência realizada com os alunos para reflexão coletiva da turma.
Elaboração do ProGItec.
10h
Distância
Elaboração do ProGItec integrado ao PPP para ser implementado na Escola
Socialização das experiências e perspectivas para sustentabilidade do Projeto UCA
8h
Presencial
Apresentação em Pôster das experiências desenvolvidas no Projeto UCA. Apresentação em meio digital dos ProGItec das escolas.



Metodologia 
O desenvolvimento do módulo contará com o ambiente colaborativo de aprendizagem e-Proinfo e de outras tecnologias e recursos disponíveis para o acesso dos cursistas. Além disso, a dinâmica prevê a realização de um Seminário presencial para ser desenvolvido em 8 horas com a intenção de que cada escola apresente um pôster exemplificando uma das experiências mais significativas de uso do laptop na escola e o seu ProGItec, conforme orientações e com as considerações que julguem relevantes.