PROPOSTA DE TRABALHO
Assistir e refletir sobre o vídeo montado pelo NTE, que retrata a trajetoria e crescimento dos profeesores durante o módulo I; módulo II - Web 2.0; criação de e-mail (G-MAIL), lista de discussão e criação de blog.
Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico
Além do serviço de correio eletrônico, que permite a troca de mensagens entre pessoas do mundo todo com incrível rapidez (muitas vezes substituindo os meios de comunicação tradicionais, como a carta e o telefone), também estão bastante difundidas as listas de discussões e as salas de bate-papo (chats). Neste encontro iremos explorar o e-mail, lista de discussão e blog – ferramentas de comunicação e interação que dependem da Internet – e o utilizaremos para trocarmos informações, arquivos, idéias e para realizarmos algumas atividades deste curso.
Você já tem o seu endereço de correio eletrônico? Costuma usá-lo para se comunicar? Acredita que ter acesso ao correio eletrônico é questão de inclusão social? Considera possível expressar sentimentos, expressões, gestos nos correios eletrônicos? Como? Já pensou organizar uma atividade usando e-mail sobre temas de interesse de seus alunos?
Você já participou de alguma lista de discussão? Podemos aproveitá-la para debater resultados de pesquisas sobre temas polêmicos, por exemplo? Poderia utilizá-la para acompanhar o desenvolvimento dos planos de trabalho com sua turma, por exemplo? Que vantagens sua turma poderia ter em participar de uma lista de discussão com estudantes de outras escolas, cidades, países? E com outros professores, gestores, escritores e especialistas em temas de interesses de seus alunos?
REFLEXÃO: Vamos pensar sobre utilizar ferramentas de comunicação na prática pedagógica?
Você pode realizar muitas tarefas com seus alunos utilizando a Internet, por meio de listas e fóruns de discussão, correio eletrônico e bate-papo. O ideal é haver uma atividade inicial que proponha uma indagação ou tema a investigar e estimule os estudantes a buscarem informações. Para serem significativas as tarefas devem ser próximas a realidade dos alunos. Algumas dicas:
Relato: ler e sistematizar informações, apresentando-as aos demais.
Compilação: buscar informações em fontes diversas e organizá-las segundo critérios.
Mistério: desafio ou história, que instiga a investigar um fato ocorrido.
Reportagem: atuar como repórter, fazendo cobertura de eventos, para reunir fatos e organizá-los em reportagem sobre um determinado tema com fidelidade.
Construção de consenso: analisar idéias diferentes e buscar consenso entre os diferentes pontos de vista.
Análise: explorar aspectos e características de um fato, fenômeno ou objeto, em busca de sua natureza, articulando os tópicos entre si.
Julgamento: apreciação de elementos como base para uma tomada de decisão sobre um caso específico.
Como você pode ver, há uma proposta pedagógica por trás do uso das ferramentas de comunicação via Internet, que articula os participantes em torno de determinadas atividades de seu interesse comum.
Links:
Criando um BLOG - DICAS
O que é WEB 2.0?
Atividades à distância no ambiente e-proinfo - Módulo II
Fotos do Encontro Presencial
O que é WEB 2.0?
Atividades à distância no ambiente e-proinfo - Módulo II
Fotos do Encontro Presencial
Nenhum comentário:
Postar um comentário