sábado, 2 de outubro de 2010

Formação na Escola - dia 21/09/2010 - Carga Horária 8 horas

PROPOSTA DE TRABALHO

Reflexão sobre o vídeo; Retomada do aplicativo Kword; Tics & Toques sobre o lapto educacional; Kpresenter; Atividade em dupla explorando o kpresenter e os aplicativos já trabalhados.


APRESENTAÇÃO DO VÍDEO SEMENTES DO AMANHÃ


REVISÃO DO APLICATIVO KWORD

TRABALHANDO COM O APLICATIVO KPRESENTER
Uma apresentação eletrônica é um produto em que colocamos só o essencial sobre o que estamos falando. É um espaço de síntese e por isso, contribui para o desenvolvimento desta capacidade por quem usa. Ao criar a apresentação, na medida em que ela vai sendo desenvolvida, vai-se compreendendo cada vez melhor o que se pretende apresentar. Esta é uma das características importantes de um programa de criação de apresentações para a educação. Assim, mais do que colocar os alunos à assistir apresentações prontas, interessa levá-los a produzir as suas. Quando criam suas apresentações, pensam por si e constróem a sua própria compreensão do tema tratado, constróem seu conhecimento. Este é um tipo de atividade que podemos realizar na escola com os recursos disponíveis nos laptops (Classmate). Muito mais rico do que apresentar produtos já existentes (vídeos, imagens, textos) é interferir sobre eles, modificá-los, produzir novos objetos digitais que reflitam a visão e a compreensão a que chegam os alunos...

Atividade em dupla: Escolha 2 aplicativos e elabore uma atividade com cada aplicativo escolhido, para ser trabalhada em aula com os alunos, ser apresentado para os colegas (projetor Multimídia) e postado no ambiente E-proinfo: Homem Batata, Tux Math, Tux Typing, Tux Paint, Kolour Paint 
e Kword.
Orientações:
*Aplicativo:
*Tempo de Execução:
*Objetivo:
*Descrição de Atividades:   

TRABALHO DOS PROFESSORES
Postar o trabalho no seu portfólio.
Os professores cursistas apresentaram seus trabalhos.
Levantamento das dificuldades para planejamento do próximo encontro presencial.
Relato da Experiência:

- Foi feito um FEEDBACK onde os professores cursistas apresentaram suas dificuldades, descobertas, trabalhando nos laptops orientados pelos colegas e formadoras resolvendo suas dúvidas.

Relato das experiências com os alunos usando o Classmate:
-Como se sentiu?
-Como foi a condução da exploração do laptop?
-Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
-Os equipamentos funcionaram a contento?
-Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns poucos alunos?
-Os alunos ficaram animados?

Para realização da apresentação os cursistas tiveram que explorar os aplicativos (Homem Batata, Tux Math, Tux Typing, Tux Paint, Kolour Paint) e isso provocou uma investigação apurada para apropriação dos mesmos, pois tiveram que refletir para organizar uma atividade que despertasse interesse para os alunos e construção de conhecimentos.

Demonstraram dificuldade com o aplicativo KPresenter. Faltou tempo para uma exploração mais detalhada sendo necessário voltar a trabalhar em outro encontro presencial (efeitos, sons, planos de fundo, etc).


LINK:







Fotos do Encontro Presencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário