domingo, 3 de outubro de 2010

Formação na Escola - dia 15/09/2010 - Carga Horária 8 horas

PROPOSTA DE TRABALHO:

Reflexão e debate sobre o video; Oficina de Jogos Pedagogicos;  Portais Educacionais; Trabalhando no E-proinfo - Módulo I (atividades pendentes) 


APRESENTAÇÃO DO VÍDEO  LEAD INDIA


Questão para debate:

Qual a leitura que vocês fizeram do vídeo?



OFICINA DE JOGOS PEDAGÓGICOS

O Objetivo é sugerir algumas atividades que utilizam as TIC nas praticas pedagógicas. São meros exemplos.
O Educador é que deverá avaliar a sugestão e adequar, modificar ou criar outras atividades, de acordo com a realidade de seus educandos e a proposta pedagógica que desenvolve.
Essa atividade inclui um passeio por alguns sites e pelo material que está no CLASS MATE. Que tal?

Jogos: 10 minutos cada aplicativo
  • Homem Batata – Jogos: Jogos Crianças: Homem Batata
  • Tux Math – Matemática: Fatos Fundamentais
  • Tux Typing – Ferramentas de Aprendizagem
  • Tux Paint – Barra Edu Syst: Arte e Música
  • Kolour Paint
Vamos conhecer algumas outras possibilidades de uso dos computadores ligados em rede. A internet é uma interessante fonte de informações, um excelente e rico espaço de pesquisa.
Vamos conhecer sites ricos em material para nós professores e em seguida, compartilhar com seus colegas as descobertas?!

Portais Educacionais

Portal do Professor – http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Domínio Publicohttp://www.dominiopublico.gov.br/   
  
TARDE: Explorando o e-proinfo: colocando em dia as atividades do Módulo I



Alguns trabalhos realizados pelos alunos:


Professora cursista Miriam:

"MINHAS IMPRESSÕES SOBRE A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Não temos mais como adiar a nossa inserção no mundo digital. Estava na faculdade e observei que muitos colegas levam seu note para a sala de aula, assim como os professores.
Na escola que atuo, recebemos os laptops para trabalhar com os alunos na sala de aula diariamente.
Já existem cursos de graduação a distãncia, então, tenho que entender que a tecnologia já faz parte da minha vida pessoal e profissional.
Acredito que com a apropriação das tecnologias no decorrer do tempo estarei mais segura e atuante."

Professora Cursista Marta Eleonora: 
"Minhas impressões sobre tecnologia na educação
Devemos usar o computador na sala de aula para desenvolver os diferentes tipos de inteligências múltiplas. A internet é um instrumento muito importante pois possibilita o seu uso para pesquisas de diferentes tipos,comunicação em tempo real, notícias rápidas, trocas de idéias através de blogs e fóruns, vídeoconfêrencias, sendo  assim deve fazer parte do uso na educação."

Professora Maria Dilce:
"Falando sobre permissões

Penso ser de grande valia esse procedimento para maior segurança de todos meus arquivos, pois tenho  as opçoes de permitir ou negar o acesso nos mesmos,e ainda tenho a possibilidade de escolher somente ler ou ler e escrever."


 Relatório da Experiência:
  • Percebemos que a exploração do Class Mate acontece com mais naturalidade, ou seja, estão mais confiantes, seguros e não ficam esperando ajuda dos colegas ou formadoras;
  • A exploração dos jogos e dos portais educacionais livremente provocaram interesse, troca entre os colegas, descontração e comentários sobre as possibilidades de uso em sala de aula. 
  • Muitos professores cursistas ainda estavam SEM ACESSO no ambiente do curso (e-proinfo), sentimos que esse fato os deixam angustiados pela falta de tempo e com medo de não conseguir realizar todas as atividades previstas;

  • Atendendo aos pedidos dos professores,  para que déssemos apoio,  para a realização das atividades previstas no EAD, procuramos no período da tarde orientá-los mostrando os caminhos, facilitando o entendimento do mesmo. Essa dificuldade se deve, ao nosso entender, que não possuem o hábito de navegar, muitos não tinham e-mail, se tinham pouco usavam... Os cursistas realizaram as atividades e ao término da formação demonstraram superação das dificuldades, mais tranquilos diantes dos desafios do estudo à distância. 




 FOTOS DO ENCONTRO PRESENCIAL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário