segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Formação na Escola - dia 03/09/2010 - Carga Horária 8 horas

PROPOSTA DE TRABALHO:
Reflexão sobre o video; Exploração do ambiente do curso. Modulo I -
temática I: Linux, Arquivos e Pastas (permissões), Trabalhando com Imagens (Kolour Paint/redimensionar), Kword (formatação), Tux Paint.


APRESENTAÇÃO DO VÍDEO FRONTEIRAS DIGITAIS




Reflexão:
  • E a escola como se coloca diante deste novo panorama da sociedade? A forma como está estruturada a escola atende as novas demandas da cultura digital.

  • Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso das tecnologias que seja significativa para o aluno?
  • Acredita que é necessário ao professor aprender operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis na escola (video/DVD, a internet, o computador, entre outras), mas que também aprenda a conhecer as potencialidades pedagógicas nas diferentes tecnologias e os modos de integrá-las ao desenvolvimento do currículo?

Curso Formação Continuada Escola Estadual Luciana de Abreu - Módulo I

  
Abra os links:


Atenção! Vamos conhecer o trabalho de alguns dos cursistas?!

"Projeto UCA na minha escola
Meu nome é Lenise Simon Gehrke, sou casada e tenho um filho maravilhoso. Natural de Agudo e resido em Porto Alegre há 13 anos.
Bem, em relação ao projeto UCA, quando começamos, os primeiros contatos fora a medida que o tempo foi passando fomos nos familiarizando com o laptop e aprendendo com os alunos, trocando idéias com os professores e assim fomos superando esta fase mais difícil.Mas com e uso e a experiências vamos aprendendo e começamos a fazer pesquisas na sala de aula com os alunos e elaborar projetos de aprendizagem nas aulas de Ciências, os alunos participaram bastante, interagiam e navegavam.
Para mim o laptop é uma ferramenta de aprendizagem muito importante. A maior dificuldade foi a falta de Internet na escola."


"PROJETO UCA NA MINHA ESCOLA
Sou a professora Ana Carolina Fernandes da Rocha de Educação Física do turno da tarde. Entrei na escola em março e não conhecia o Projeto UCA.Estou achando muito interesante este projeto, a tecnologia é algo completamente incorporada na vida das pessoas na atualidade.A educação deve usar essas tecnologias como meio de tornar o aprendisado mais interessante."


"Projeto UCA na minha escola
  PROFESSORA MARCIA SANTOS FIDELIS
CURSO:LICENCIATURA CIENCIAS FISICAS E BIOLOGICAS
PÓS-GRADUAÇAO EM BIOLOGIA
ATUAÇAO:BIBLIOTECA
Estamos envolvidos no projeto e como tudo que e novo causa um certo ressentimento. Temos um grande comprometimento com os alunos no sentido de levar conhecimento e mais atualidades dos fatos."



Relatório da Experiência:
  • Os professores demonstraram entusiasmo, solitando ajuda na exploração do Classmate, compartilhando descobertas e informações.
  • Alguns professores com mais dificuldades no uso do Classmate demonstraram ansiedade, nervosismo, porém, vibração a cada descoberta, alegria na superação da dificuldade. Destacamos a colaboração de alguns professores no sentido de auxiliar os colegas que apresentavam mais dificuldades.
     
  • A proposta do curso é de buscar  nas atividades situações  em que os participantes possam articular teoria, prática e domínio da tecnologia, com vistas a auxiliá-los a encontrar estratégias de ação que associem as novas tecnologias aos métodos ativos  de aprendizagem. Sugerimos que reflitam sobre a ação realizada, dialoguem com os colegas, compreendam a própria prática. Nesse contexto, percebemos nos presentes apenas três professores  descrentes, desmotivados, contrariados com a participação da escola no projeto UCA, achando ser uma perda de tempo...  
"Os desafios não são difíceis porque tentamos;  é por não tentarmos que são difíceis." Séneca


Nenhum comentário:

Postar um comentário