terça-feira, 5 de outubro de 2010

Formação na Escola - dia 26/08/2010 - Carga Horária 2h 30min

PROPOSTA DE TRABALHO:

Apresentação do Curso de Formação Projeto UCA para os professores cursistas na Escola Estadual Luciana de Abreu:
Encontros Presenciais e Estudos à distância.



Considerações Importantes sobre o EAD: 

Exime o cursista de sua presença física constante na sala de aula, num encontro diário com o professor, garantindo grande flexibilidade, permitindo escolher COM, QUANTO e QUANDO estudar, exceto quando convocado a comparecer nos encontros presenciais. Assim, sugere-se que programe um tempo diário que lhe permita criar o hábito regular de estudo. Se dispuser de pouco tempo durante a semana compense o tempo de estudos nos fins de semana. Períodos curtos são aconselháveis, de preferência não mais que duas horas seguidas. Enfim, exigirá ORGANIZAÇÃO para que não deixe acumular atividades a serem realizadas previstas para cada módulo do curso. Frisando que nosso curso estaremos trabalhando com um novo paradigma de aprendizagem: consistirá em saber interagir com as fontes de conhecimentos existentes, com outros detentores/processadores do conhecimento (professores, cursistas, alunos, especialistas da Universidade – UFRGS, outros membros da sociedade);

Simbiose de conteúdo e tecnologia: a integração tecnologia/currículo permite que o conteúdo seja assimilado ao mesmo tempo em que o cursista se apropria da tecnologia em pauta.


Ambientação no e-proinfo: Cadastro e inscrição dos professores – Navegação rápida conhecendo as ferramentas (Fórum – Diário – Portfólio - Atividades - Tutoriais...);
Exploração livre dos laptops Classmate pelos professores (observação pelos formadores como sondagem do conhecimento tecnológico – resistência, etc, para planejar as próximas formações);

Introdução – Diálogo com os professores/cursistas:

Classmate no Luciana de Abreu: E agora, Professores?!

Com o objetivo de conhecer os sentimentos e as expectativas quanto à chegada dos laptops para todos os professores e alunos da escola serão feitas as seguintes questões:

- Considera que o computador/internet uma ferramenta, por si só, contribuirá na formação dos alunos para a cidadania responsável e contínuos aprendizes, para que tenham autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho? Qual o papel do professor nesse contexto? É necessário que o professor aprenda operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis na escola? Considera importante conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias e os modos de integrá-las ao desenvolvimento do currículo?
- Acredita  no potencial das TIC na construção do conhecimento? Se sente preparado para esse novo desafio?
- Gosta de aprender coisas novas por meio do uso das tecnologias? Busca preparar seus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?Aprende com os alunos? Com os colegas? Como lida com as inovações que chegam na sua escola? Está se sentindo confortável ou receoso (a) com o projeto UCA? Por quê?
-Quais as dificuldades na exploração do laptop? O que gostou mais?

Mostrar passo à passo os recursos do laptop, onde os professores juntos vão realizando os desafios propostos – interface do Metasys (como ligar/desligar – arquivos e pastas – principais aplicativos – ícones – navegar – salvar e encontrar arquivos, etc, respondendo os questionamentos/interesses surgidos)


RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA:
- A maioria dos professores se mostrou apreensivos com a falta de conhecimento tecnológico.
- Entendem que laptop é mais uma ferramenta para ser utilizada no processo ensino e aprendizagem e que o resultado positivo dependerá da mudança da sua prática pedagógica.
- Alguns se mostraram resistentes, ansiosos, só mexendo no laptop com o apoio dos formadores. 
- Houve muita dificuldade na realização dos cadastros no ambiente e-proinfo (mensagem de ERRO) perturbando o processo, desestimulando alguns professores.
- Todos quiseram tirar sua foto. Aproveitamos para desafiá-los a encontrar a imagem salva automaticamente na pasta Imagem, introduzindo os conceitos como arquivo, extensão, pasta, etc.


O Uso da tecnologia na escola, quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional. (Almeida e Prado, 2005)

Fotos do Encontro Presencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário